Nossa Natureza

A  Mata Atlântica  é um bioma  presente área. As florestas atlânticas são ecossistemas que apresentam árvores com folhas largas e perenes. Abriga árvores que atingem de 20 a 30 metros de altura. Há grande diversidade de epífitas, como bromélias  e orquídeas. Não deve ser confundida com a Floresta Amazônica, ou Selva Amazônica, que é um outro bioma presente na Aéria Sul.
Foi a segunda maior floresta tropical  em ocorrência e importância na América do Sul, em especial no Brasil. Acompanhava toda a linha do litoral brasileiro do Rio Grande do Sul  ao Rio Grande do Norte  (regiões meridionais e nordeste). Nas regiões Sul e Sudeste a Mata Atlântica chegava até a Argentina e o Paraguai. Cobria importantes trechos de serras e escarpas do Planalto Brasileiro, e era contínua com a Floresta Amazônica. Em função do desmatamento, principalmente a partir do século XX, encontra-se hoje extremamente reduzida, sendo uma das florestas tropicais  mais ameaçadas do globo. Apesar de reduzida a poucos fragmentos, na sua maioria descontínuos, a biodiversidade  de seu ecossistema  é uma dos maiores do planeta. Seu clima é subtropical e tropical.
E Santo Antônio do Pinhal se destaca por ter sua maior porção de terra preservada de Mata Atlantica ainda intocada. Uma grande diversidade de animais como, macacos, onças, jaguatiricas, capivaras, inúmeras aves e uma imensa diversidade de pássaros.

A Serra da Mantiqueira

A Serra da Mantiqueira é uma cadeia montanhosa que se estende por três Estados do Brasil: São Paulo (30%), Minas Gerais (60%) e Rio de Janeiro (10%). O maciço rochoso possui aproximadamente 500 km de extensão, tendo início próximo à cidade paulista de Bragança Paulista e segue para o leste, delineando as divisas dos três Estados brasileiros até a região do Parque Nacional do Itatiaia onde adentra Minas Gerais até a cidade de Barbacena.

Seu ponto culminante é a Pedra da Mina, com 2.798 metros de altitude, na divisa dos Estados de Minas Gerais e São Paulo. Na Serra da Mantiqueira existem diversas unidades de conservação, como a área de proteção ambiental Serra da Mantiqueira, dividida entre os três Estados; o Parque Nacional do Itatiaia, dividido entre Minas e Rio; e os Parques Estaduais Serra do Brigadeiro e Serra do Papagaio (Minas) e Campos do Jordão (São Paulo).

O trecho paulista da Serra da Mantiqueira abrange três municípios: Campos do Jordão, São Bento do Sapucaí e Santo Antônio do Pinhal. As três cidades são estâncias climáticas.

Santo Antônio do Pinhal, com seus 6.896 habitantes, se caracteriza por ser uma estância climática para turismo rural, ecológico e de aventura. São 133 quilômetros quadrados de uma topografia serrana, que varia entre altitudes de 1200 a 1890 metros, para serem explorados.

RELAÇÃO: PERCENTUAL MATA ORIGINAL // ÁREA ORIGINAL MATA (HECTARE)
Santo Antônio do Pinhal – 28% // 13.254   , sendo um número expressivo perto de cidades do Vale do Paraíba como Cunha com 16%, Natividade da Serra com 18% entre outras de porte parecido com Santo Antônio do Pinhal. Dados do IMPE, mais informações você encontra no site SOS MATA ATLÃNTICA.